Quem tem lugar de fala sobre Sustentabilidade e Ecologia?

 

    Sustentabilidade: quem é contra? E o que vc faz para buscar o equilíbrio ambiental?

    Por um lado, muitas pessoas tentam reciclar o lixo, economizar papel, água no banho e até na hora de escovar os dentes, apagar as luzes... Por outro, há os que dizem que os verdadeiros responsáveis pelo gasto de água e energia, e produção de resíduos, são a agricultura e a indústria, alimentadas e alimentadoras do Capitalismo, e defendem que transcender o capitalismo resolveria o problema.

    Segundo o Fundo de Nações Unidas para a Agricultura e Alimentos (FAO), 2/3, ou 70% de toda a água consumida pela humanidade é usada no setor agrícola. De forma geral, cerca de 10% é usado na indústria e um pouco menos pela população. 

                                Fonte: Senado Federal do Brasil

    Desta forma, economizar água em casa seria insignificante, ou seja, fechar a torneira enquanto se escova os dentes significa economizar 0,0001% do consumo total, e é importante salientar que o agro em questão é o que produz commodities, ou seja, produtos de exportação.

    No quesito energia  (elétrica, fóssil, biocombustíveis...), os vilões seriam o setor de transportes e indústria, também descontrolados pela gana capitalista.


                                Fonte: energes.com.br

    Sendo a população responsável por consumir 10% do total e, portanto, mais uma vez pouco atuante na economia necessária para promover a sustentabilidade, ou seja, desligar a TV em stand by da tomada economiza 0,003% do total.

    Quanto aos resíduos, observa-se a mesma coisa, ou seja, uma contribuição muito maior do setor industrial se comparado com a produção de "lixo" urbano, que já é alto. No Brasil a média é de uma produção de 1 kg de resíduos sólidos por pessoa-dia, com um custo de 122 reais por habitante-ano para as prefeituras (dados de 2019).


Fonte: Relatório Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos do SINIR+

   A mesma comparação de consumo pode ser feita para as matérias primas, tempo de mão de obra, gastos com pesquisas e tb ensino, ou seja, o mundo vive, é financiado e financia o Capital, e o capitalismo está destruindo numa velocidade estonteante o ecossistema natural, que chega a ser milhares de vezes superior às destruições ocorridas na era humana do passado.

  Sim, é verdade que o consumo individual de recursos e geração de resíduos pela população é muito menor que os recursos consumidos e resíduos gerados pela indústria, transporte, agricultura e outros. 

  Sim, é a mais pura verdade que o Capitalismo é o principal responsável pelo crescimento muito além do necessário deste consumo de recursos, seja água, ferro, lítio, petróleo, energia..., e geração de resíduos, como "lixo", esgoto, fumaça, barulho, calor... tudo de forma exponencial com o tempo, gerando um desequilíbrio climático que poderá matar 95% da vida terrestre, novamente (eu disse: novamente!).

   E sim, infelizmente, economizar qualquer uma destas coisas em casa faz cosquinha no problema.

   Mas não, infelizmente, transcender o Capitalismo não resolverá o problema. Isso poderia reduzir pela metade o desequilíbrio ambiental, ou seja, quaisquer sistemas conhecidos, como o Comunismo (baseado no trabalho), o Anarquismo, ou mesmo o Humanismo Socialista não serão suficientes para a resolução do problema.

   Um cidadão mundial médio tem Pegada Ecológica 1,6 terras, ou seja, se todos os habitantes do planeta tivessem uma vida igual a dele, precisaríamos de 1,6 planetas. Como ainda estamos vivos? Pq existe uma enorme quantidade de pessoas com Pegada Ecológica entre 0,5  e 1,0 planetas, e pq os recursos não são exauridos instantaneamente.   

   Agora vamos a realidade. Um cidadão "médio", num país médio (economia), com padrão de vida médio... ou seja, na média real/ideal, aquela que representa um padrão de vida com mínimo conforto e segurança... este somos nós. O cidadão "médio" tem uma vida aceitável e até usufrui de lazer. Mas este cidadão não é o cidadão médio mundial com pegada ecológica 1,6 planetas. Isto porque esta pegada ecológica é calculada levando-se em consideração todas as pessoas do mundo, e uma grande parcela desta população mal tem o que comer, quanto mais ser capaz de usufruir de bens de consumo industrializados.

   


                Fonte: WoldMapper. Anamorfismo da pobreza absoluta no mundo, ou dos que vivem com menos de U$ 1,90 por dia.

   Para finalizar o raciocínio, vamos então calcular a Pegada Ecológica de um cidadão "médio", que costuma ter renda **familiar** entre 3 mil e 9 mil reais:

  • Casa 80 m² para 4 pessoas, ou 50 m² para 2 pessoas, já "jogando" baixo.
  • Come algum tipo de carne todos os dias, mesmo que seja só "branca".
  • Se desloca 100 km de carro por semana, ou 2 h de ônibus nos dias úteis.
  • Troca de celular a cada 2 anos e compra roupas a cada 2 meses
  • Não tem ar-condicionado em casa e não faz viagens de avião.
  • Não tem piscina em casa, nem mora em condomínio.

Pegada ecológica aproximada => 4 planetas Terra (Global Footprint Network)

                                Fonte: Global Footprint Network. Visite e faça o cálculo !

   Então, sim, o Agro, a Indústria, o Transporte... os endinheirados são responsáveis por degradar o Meio Ambiente de forma exagerada, MUITO EXAGERADAAA! De 10 a 100 vezes mais que um cidadão médio, mas VC, cidadão mediano, tb é responsável por degradar o Meio Ambiente entre 3 e 5 vezes mais do que o planeta Terra suporta, e sim, está errando em achar que não adianta economizar água, energia, recursos em geral e em não produzir resíduos... todos em quantidade de 3 a 5 vezes maiores do que um Sistema Sustentável, e bem acima do que o Equilíbrio Ambiental exige. 

  As condições para uma vida razoável no planeta Terra ainda assim sucumbirão com base num consumo considerado pela maioria das pessoas como pequeno e até ideal, vide cálculo acima.

Portanto, para se alcançar a sustentabilidade uma revolução é necessária, mas não de sistema econômico ou político, e sim de modo de vida, já que nenhum dos sistemas político/econômicos conhecidos é capaz de garantir as condições necessárias ao equilíbrio ambiental.   

Resposta A: 

Maneiras para se alcançar a Sustentabilidade:

  • Diminuir a população mundial para 4 bilhões de habitantes.
  • Praticar em 6 de cada 7 dias uma dieta ovo-lacto-vegetariana.
  • Trabalhar a menos de 10 km de casa e usar bicicleta ou moto elétrica.
  • Ter um sistema off-gride de energia elétrica que garanta 80% do consumo familiar.
  • Usar luz solar para aquecimento, ou pré-aquecimento da água.
  • Trocar ar-condicionado por árvores e coletar água da chuva (tb em edificações populosas, como escolas, condomínios, centros comerciais...).
  • Tratar os próprios resíduos.
  • Churrasco e muita carne só em festas.
  • Refrigerante, cerveja... só em festas
  • Ter um padrão de consumo **material** mínimo ¹.
  • Ter no máximo 1 pet pequeno e vira-lata.
  • Produzir parte do próprio alimento.

  Experimente, vá no site Global Footprint Network e calcule, altere e recalcule e imagine que TODOS os habitantes do planeta Terra terão que seguir as condições que geram uma Pegada Ecológica =< 1,0.

¹ Consumo material mínimo implica, por exemplo, em usar uma caneca de vida longa para café, suco, água, leite... só ligar a TV em programas realmente relevantes, consumir ao máximo produtos não industrializados e com invólucros biodegradáveis, não ficar comprando ou trocando coisas materiais, que vão de roupas e celulares a carros, não usar energia elétrica para aquecimento em fornos, panelas elétricas, air fryer, e até chuveiro... 

  Os maiores vilões ambientais são o aquecimento, principalmente de água, e CONFORTO ², seja térmico, de deslocamento, alimentar ou de uso. 

 Resposta B: O único modo de vida sustentável hoje é o indígena, que gera Pegada Ecológica entre 0,4 e 0,8 planetas Terra.

² O conforto buscado acima de tudo e privilégios são os grandes vilões da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário